Prefeito Isaac Piyãko recebe em Manaus UBS Fluvial, uma de suas conquista em sua gestão

A gestão dos verdadeiros filhos de Marechal Thaumaturgo, do seu primeiro gestor indígena - prefeito Isaac Piyãko e do ex-serrador e vice-prefeito Valdélio Furtado, traz a cada a dia novas conquistas e benfeitorias para o nosso querido município – administração que já deixa um inestimável e incomparável legado para esta querida e hospitaleira cidade acreana endereçada no extremo norte do Brasil – no seio da Floresta Amazônica.

E umas dessas grandes e valorosa benfeitoria conquistada pela gestão do prefeito Isaac e vice Valdélio foi recebida pelo gestor maior do município (junto do secretário da Saúde – José Maria), na última segunda-feira, 03/02, na capital do estado do Amazonas – Manaus: a primeira UBSF (Unidade Básica de Saúde Fluvial) do município (navio hospital- totalmente equipado) a qual muito vai melhorar e facilitar os serviços de saúde da municipalidade, em especial os serviços de saúde ofertados aos povos tradicionais (indígenas) e ribeirinhos na época de cheia dos rios e igarapés.

A conquista da benfeitoria mostra ainda mais o compromisso do prefeito Isaac Piyãko em buscar melhorias para a saúde do município de Marechal Thaumaturgo, que tido avanços significativos, atendendo todas as demandas e compromisso de responsabilidade da gestão pública municipal.

A mesma foi construída sobre o valor global de R$ 2.349.985,00 (dois milhões, trezentos e quarenta e nove mil e novecentos e oitenta e cinco reais), valor orçamentário resultado de emenda do ex-senador da Republica e agora Governador do Estado do Acre Gladson Cameli, contando também com simbólica contrapartida do Executivo Municipal.

Com o recebimento da referida Unidade Básica de Saúde, Marechal Thaumaturgo é o terceiro município do estado (junto com Rodrigues Alves e Cruzeiro do Sul) e um dos poucos da região norte a ter uma UBSF (Unidades Básicas de Saúde Fluviais) que são embarcações que comportam Equipes de Saúde da Família Fluviais (ESFF), providas com a ambiência, mobiliário e equipamentos necessários para atender à população ribeirinha e povos tradicionais. Elas buscam responder às especificidades dessas regiões, garantindo o cuidado às suas populações como previsto na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB).

Por: Cleudon França.

Registros Fotográficos: Arquivos Assecom/PMMT.