• Pref Marechal Thaumaturgo

Prefeito Isaac Piyãko promove inédito intercambio esportivo e cultura de jovens à aldeia Apiwtxa

Mais de 50 (cinquenta) crianças, adolescentes e jovens (meninos e meninas) tiveram uma experiência única, que levarão como aprendizado por todas suas vidas; graças ao gestor maior do município de Marechal Thaumaturgo – Acre, Prefeito Isaac Piyãko que idealizou e promoveu o primeiro intercambio esportivo e cultural de jovens à Aldeia Apiwtxa do povo Ashaninka do Rio Amônia.



O grande e inédito evento voltado ao público infantil e juvenil da então municipalidade de fronteira internacional com o Peru, integrou as ações do Programa Selo UNICEF (edição 2017/2020), em especifico aos 08 (oito) desafios propostos ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) – que no município é denominado de JUVA (Juventude Unida Pela Vida na Amazônia).


O referido intercambio foi realizado no último final de semana do ano que se findou (2019), ao longo dos dias 27, 28 e 29 de dezembro. O local não foi escolhido por acaso, trata-se da terra natal do Prefeito Isaac Piyãko – que é o primeiro gestor indígena do município de Marechal Thaumaturgo e da nossa Unidade Federativa (estado do Acre).


Estando em sua terra e entre seus e com os seus.... Em sua casa, com seu povo e com sua família!; o Prefeito Isaac Piyãko comandou e guiou toda a expedição/intercambio, fazendo as crianças, os adolescentes e os jovens participantes do mesmo a conhecerem e vivenciarem a cultura, os costumes e tradições do povo Ashaninka – povo indígena que é referência de preservação da natureza e de sustentabilidade para o Brasil e para o mundo.


No dia 27, após a chegada da delegação na Aldeia Apiwtxa e sua devida acomodação, se deu uma roda de conversa, realizada pela parte da noite, tendo como tema: as ações do programa selo UNICEF no município, os desafios do JUVA e sobre a importância do evento/intercambio como troca de conhecimento, de valores, de tradições, de costumes e de saberes para as crianças, adolescentes e jovens que não conheciam o povo Ashaninka. Roda de conversa mediada pelo Articulador do Programa Selo UNICEF – Cleudon França, Prefeito Isaac Piyãko e pelo o líder local - Francisco Piyãko.


No dia seguinte (28), as atividades se deram ao longo de todo o dia. Pela parte da manhã se deu expedição pela Aldeia Apiwtxa, comandada pelo Prefeito Isaac Piyãko. Sendo visitada a casa de artesanato, criação de tracajás e manejo florestal, plantio de arvores frutíferas e arvores não frutíferas, trabalho comandado pelo próprio gestor, quando era professor na aldeia. Momento de grande atenção e admiração por parte das crianças, adolescentes e jovens que se fascinaram com o que viram, ouviram, presenciaram e vivenciaram.


Ainda pelo final da manhã e pela parte da tarde se deu a realização da parte esportiva do referido intercambio, com a realização de 04 (quatros) jogos entre equipes da Escolinha Desportiva CF7 (Sub 13, Sub 15 e Sub 18/20 Masculino), equipe Sub 15 Feminino do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e equipes indígenas também da mesma faixa etária de idade.


Intercambio que foi encerrado pela parte da noite do dia 28, com mais uma roda de conversa aonde foi exibido o documentário “No Tempo do Verão” sobre aprendizado de pescar de crianças Ashaninkas, e também as palavras de agradecimentos ao Prefeito Isaac Piyãko feito pelos líderes de cada equipe. Momento que foi encerrado com a doação de artesanatos Ashaninkas feito pelo gestor maior do município, e também a degustação da PIYARENTSI (caiçuma) bebida tradicional do povo Ashaninka.


Integraram ainda a grande delegação do inédito intercambio esportivo e cultural motoristas fluviais, equipe de apoio, orientadores sociais, coordenadora do SCFV, equipe do departamento de esporte, articulação do Selo UNICEF e a secretária municipal de Assistência Social Fátima Souza Cruz.


O PROGRAMA SELO UNICEF NO MUNICÍPIO DE MARECHAL THAUMATURGO.


Com o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes e reduzir as desigualdades sociais, o Programa Selo UNICEF (edição 2017/2020) foi um dos pilares da gestão do Prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado no ano de 2019, tendo em vistas ações e politicas publicas sociais voltada aos referidos públicos.


Foi um ano repleto de ações voltadas as mais diversas áreas: saúde, educação, políticas sociais, esporte participativo e protagonismo juvenil. Atividades Desenvolvidas e articuladas de forma Intersetorial entres as secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, com a ampla participação das crianças, adolescentes e jovens através do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – no município denominado grupo JUVA.


Ações que continuarão ao longo do ano que se iniciou - 2020, com a realização das demais ações contidas no Plano Municipal de Ação do referido programa, que chega ao fim de mais uma edição no ano de 2020.


ALDEIA APIWTXA E O POVO ASHANINKA.


Os Ashaninkas não são um simples objeto da história ocidental.... É um povo orgulhoso de sua cultura, movido por um sentimento agudo de liberdade, prontos a morrer para defender seu território e pelo que acreditam... Povo que é modelo de organização, resistência e luta pela preservação da natureza para o Brasil e para o mundo!


E a aldeia Apiwtxa é o lugar desse tão aguerrido e articulado povo indígena – de uma paixão pela natureza sem igual.... Um mundo de cores e encantos. Um lugar de uma energia diferente e especial. Um lugar que inspira tranquilidade e conexão com mãe natureza.


Apiwtxa é um outro mundo.... Um mundo que inspira paz, felicidade, tranquilidade. Inspira arte, cultura, tradições, costumes, sabedoria.... Cores, sabores e sorrisos! Apiwtxa é indescritível; só vivendo e vivenciado para sentir a magia especial do mundo de Apiwtxa.



Por: Cleudon França – Assecom/PMMT.

Registros Fotográficos: Cleudon França, Josifran Ferreira e Erlândio Cabral.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

           

 

 

       Portal da Transparência

Turista

- Sobre a cidade

- Hino e Símbolos

Servidor Público

- Concursos e Seleção

- Contracheque Online

Bandeira Marechal.jpg
  • Facebook | Marechal Thaumaturgo
  • YouTube | Marechal Thaumaturgo

Contato (SIC)

 

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

CNPJ 84.306.463/0001-76

Rua V de Novembro, 810

Praça Odon Vale, CEP 69983-000

Marechal Thaumaturgo, Acre, Brasil

sic@marechalthaumaturgo.ac.gov.br

+55 (68) 3325 1092

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas