• Pref Marechal Thaumaturgo

Prefeito Isaac Piyãko integra comitiva acreana que participou do encontro de intercâmbio UCAYALI

O Prefeito Isaac Piyãko, gestor maior do município de Marechal Thaumaturgo, levou mais uma vez o nome de nossa querida municipalidade além das fronteiras do território nacional, ao integrar a comitiva acreana composta por políticos e empresários que participaram do primeiro encontro de Intercambio Ucayali (Peru) – Acre (Brasil) realizado ao longo dos dias 10 e 11 do mês em curso.



O Prefeito Isaac Piyãko já tinha representado o município de Marechal Thaumaturgo, em agenda internacional, no mês de novembro do ano de 2017, ao ser o único Prefeito do Brasil a participar da COP 23 realizada na Alemanha. Na ocasião, além da agenda oficial da COP 23, esteve reunido com Ministros da Alemanha, Noruega, Brasil e representantes políticos de países europeus.


O encontro em questão, realizado em território peruano, em especifico na cidade Pucallpa, capital do departamento de Ucayali, objetivou a integração do Brasil com o Peru, por meio das cidades da região do Juruá, em especifico da cidade de Cruzeiro do Sul, e o fortalecimento das relações comerciais entre as duas regiões. A comitiva acreana (autoridades políticas e empresários do estado) foi liderada pelo vice-governador, Major Rocha.


O Primeiro Encontro Empresarial Ucayali – Acre, foi realizado ao longo dos dias 10 e 11 de fevereiro. Na principal pauta evento; a discursão sobre a integração e as ligações comerciais entre os grupos (acreanos – brasileiros e Pucallpa/Ucayali – peruanos). Na programação oficial do encontro, aconteceram rodadas de negócios, feiras de produtos e troca de experiências, a prospecção de negócios para fins de exportação e importação entre os dois países via Vale do Juruá.


PREFEITO ISAAC PIYÃKO É CONDECORADO PELO GOVERNO PERUANO


No decorrer do evento o gestor maior dos thaumaturguenses, Prefeito Isaac Piyãko foi destaque entre as várias autoridades brasileiras presentes (políticos e empresários), sendo, na ilustre ocasião CONDECORADO pelo governo peruano com o título de CIDADÃO e VISITANTE ILUSTRE.


Honraria, que o primeiro gestor indígena do município e do estado, recebe em nome de todos os thaumaturguenses e congratula-se com os mesmos no sentimento de gratidão... Um título do compromisso de uma gestão trabalhadora, responsável e de representatividade. Uma honraria dedicada a todos thaumaturguenses, que acreditam no seu trabalho, que somam forças por uma Thaumaturgo mais prospera e feliz.


MARECHAL THAUMATURGO E PERU: UMA HISTÓRIA ANTIGA E DE LAÇOS FRATERNOS!


Marechal Thaumaturgo e o Peru tem uma relação antiga, muita antiga! Para ser exatos, uma relação de 115 anos, quando nem mesmo éramos municipalidade; que por sinal, foi com o Peru que lutamos para sermos anexado ao território acreano e brasileiro. O famoso embate armado, conhecido pelos thaumaturguenses como a “Guerra da Trincheira” findou nos mais cordiais laços de fraternidade, respeito e honraria de ambas as partes, como relatam os documentos históricos.


De lá para cá, a convivência entre thaumaturguenses e peruano é de muita cordialidade, harmonia e pacificidade. A convivência é intensa e fraterna. O município faz fronteira com duas municipalidades/vilas peruanas: Sawawo (Iquito 40 – endereçado no rio Amônia/território peruano) e Yurua (Tipisca – endereçado no Rio Juruá peruano). Sem falar também na convivência e no intercambio dos povos indígenas peruanos com os povos indígenas brasileiros, em especial com povo Ashaninka da etnia indígena do Prefeito Isaac Piyãko.


De modo que, o objetivo do referido encontro de autoridades políticas brasileiras e empresários (acreanos), com intuito de fomentar o intercambio dos aspectos econômicos e sócios culturais da região, já acontece entre a municipalidade thaumaturguense e algumas municipalidade peruanas há muito tempo, principalmente no aspecto cultural e esportivo, faltando apenas um maior incentivo, como o discutido no inédito encontro.



Por: Cleudon França.

Registro Fotográficos: Arquivos Assecom/PMMT.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

           

 

 

       Portal da Transparência

Turista

- Sobre a cidade

- Hino e Símbolos

Servidor Público

- Concursos e Seleção

- Contracheque Online

Bandeira Marechal.jpg
  • Facebook | Marechal Thaumaturgo
  • YouTube | Marechal Thaumaturgo

Contato (SIC)

 

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

CNPJ 84.306.463/0001-76

Rua V de Novembro, 115

Praça Odon Vale, CEP 69983-000

Marechal Thaumaturgo, Acre, Brasil

sic@marechalthaumaturgo.ac.gov.br

+55 (68) 3325 - 1092

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas