Prefeito Isaac Piyãko entrega a nova escola Samuel Piyãko ao povo indígena Ashaninka da aldeia Apiwtxa.

A cada dia que se passa a gestão do primeiro prefeito indígena de Marechal Thaumaturgo e do nosso estado, Isaac Piyãko, deixa um legado para essa jovem municipalidade, que nos últimos anos, na gestão de dois filhos deste tão querido pedaço de Brasil, tem caminhando a passos largos rumo a um futuro promissor, de progresso e prosperidade.

E uma das tantas benfeitorias que a gestão deixará para nosso município, foi entregue no último final de semana (sábado, 08/08) ao povo indígena ashaninka do rio amônia (aldeia Apiwtxa), - a escola Samuel Piyãko, a qual foi construída com recurso próprio, com o orçamento de mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais).

Foi um momento de gratidão, festa e muita alegria pela grande benfeitoria entregue. Momento que contou com a presença de alunos, professores, e líderes da aldeia, como o patriarca Sr. Antônio Piyãko e matriarca Dona Francisca (Pity), e dos filhos Francisco Piyãko, Moisés Piyãko e do diretor e professor Wewito Piyãko, além de outros.

Foi a primeira vez que a escola foi construída nos padrões solicitado pelo povo ashaninka. Sendo construída segundo os costumes, tradições e cultura do povo indígena ashaninka.

A instituição de ensino que trabalha com mais de 225 alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, leva o nome do avô do gestor maior do município, Samuel Piyãko, que foi um dos fundadores da terra indígena ashaninka do rio amônia.

Por: Cleudon França – Assecom/PMMTH.

Registros Fotográficos: Daniela Castro – Assecom/PMMTH.