• Pref Marechal Thaumaturgo

Marechal Thaumaturgo vive Dia de mobilização, informação e sensibilização em Alusão Maio Laranja

Marechal Thaumaturgo vive Dia de mobilização, informação e sensibilização em Alusão ao dia nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescente.


A pauta da primeira infância é uma das marcas da gestão do prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado; os quais, desde princípio de seu primeiro mandato – através dos órgãos competentes e parceiros, promoveram uma série de ações e políticas públicas que visam proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes.



E na data nacional (18 de maio) de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, o poder público municipal através dos órgãos que atuam na garantia de direitos promoveu uma série de ações; tendo como escopo tirar o tema da invisibilidade, informando, sensibilizando, mobilizando e convocando toda a comunidade thaumaturguense a participar da causa em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.


As ações intensificadas na referida data, englobam o conjunto de atividades que vem sendo promovidas pelo município ao longo de todo o mês, como parte da campanha “Maio Laranja”, a qual vem sendo realizada anualmente por entidades governamentais, conselhos de direitos e sociedade civil organizada, os quais além da formulação de políticas públicas, promovem reflexões e debates sobre o tema.



AÇÕES REALIZADAS NO 18 DE MAIO

Foram realizadas uma série de ações por todo os órgãos envolvidos com a referida campanha no município. As quais iniciaram logo cedo na rádio local Juruá FM 88,5, Programa bom Dia Marechal; com entrevista sobre o tema concedida pelo presidente do CDMCA (Cleudon França), pelo representante do Conselho Tutelar (Andrêis Bezerra) e com a Técnica de Referência de Proteção Social Especial do município (Natana Bezerra).

As 8h00min da manhã se deu o ato simbólico de abertura oficial da ação, na praça municipal Odom do Vale, que contou com a presença da gestora da pasta de assistência Social – primeira dama Fátima Souza Cruz. Momento composto por fixação de banner e faixas referentes a campanha, fixação em via pública de dezenas de flores - símbolo maior da campanha e registros fotográficos.


Em seguida, todos os presentes envolvidos com a inciativa (CMDCA, Conselho Tutelar, SCFV, SEMAS/PSE e JUVA) – subdivididos em dois grupos realizaram panfletagem e fixaram cartazes em estabelecimentos comerciais, hotéis, hospedaria e órgãos públicos.

Outras ações referentes a então iniciativa também estão sendo desenvolvidas; como mensagem/spoiller na rádio Juruá FM 88,5, alto falantes e rádio poste, divulgação em mídias e redes sociais. Campanha que será encerrada oficialmente na manhã do dia 31/05, na praça municipal Odom do Vale, com a realização de um varal de exposição com textos e registros fotográficos e também mensagem de representantes dos órgãos envolvidos.


CONCLAMAÇÃO A PARTICIPAÇÃO

Os números colhidos no município de Marechal Thaumaturgo, sobre a problemática do abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes são preocupantes; aonde só nesse primeiro semestre de 2021, já houve quase o dobro de denúncias/notificações ao Conselho Tutelar do que no ano de 2020.


Proteger nossas crianças e adolescentes do abuso e da exploração sexual é um dever de todos; de cada cidadão, da sociedade, das famílias.... Por isso, o poder público municipal juntos dos órgãos que atuam na garantia de direitos, conclama toda a comunidade thaumaturguense para uma grande cruzada em defesa de nossas crianças e adolescentes, para que estes, possam serem protegidos e terem seus direitos assegurados e garantidos.


Galeria de fotos:



0 comentário