• Pref Marechal Thaumaturgo

Marechal Thaumaturgo terá projeto pioneiro de energia solar em vila Restauração maior comunidade

O Grupo ENERGISA, conglomerado do setor elétrico do país, se prepara para implantar um projeto pioneiro de energia solar na maior comunidade rural de Marechal Thaumaturgo – Vila Restauração, endereçada no alto Rio Tejo; aonde residem aproximadamente 170 (cento e setenta) famílias.



O projeto consiste em uma USINA FOTOVOLTAICA completa, que irá atender as 170 (cento e setenta) famílias da comunidade. Ela irá produzir energia por meio de painéis solares e a distribuição vai ser feita nas residências com uma média 80 (oitenta) quilowatts-hora hora para cada uma – justamente o valor do cadastro de energia para famílias de baixa renda.


Segundo Ricardo Xavier, diretor técnico comercial da ENERGISA no Acre, o projeto é pioneiro no Brasil e vai usar tecnologia de ponta, consistindo em uma rede inteligente, por meio da qual os medidores vão controlar o consumo com mais eficiência e via satélite em tempo real, tanto em gasto quanto em produção.


A ENERGISA ainda irá capacitar moradores locais com o conhecimento necessário para fazer a manutenção básica nos equipamentos, além da instalação de um sistema de backup com gerador a diesel para emergências.


A Vila Restauração está localizada na primeira reserva extrativista do Brasil – Reserva Extrativista do Alto Juruá. Fica a 70 (setenta) quilômetros do centro urbano de Marechal Thaumaturgo, acessível apenas por rio, numa viagem que pode durar até oito horas, em embarcações pequenas.

O sonho da energia elétrica 24 horas na maior comunidade ribeirinha do município é compartilhado pelo Prefeito Isaac Piyãko, governador Gladson Cameli, atendendo solicitação dos Deputados Estaduais Nicolau Júnior e Luís Tchê.


O gestor maior dessa última municipalidade brasileira, Isaac Piyãko não tem medido esforços para que esse sonho, que para alguns pareciam impossível, se torne realidade. O mesmo já articula a vinda de uma equipe da ENERGISA, ainda no mês em curso (outubro) para visitar a Vila Restauração e dar início aos trabalhos de implantação do referido projeto, aonde as obras para a instalação da usina fotovoltaica devem estão previstas para o início do primeiro trimestre de 2020.



Por: Cleudon França. Registros Fotográficos: Arquivo Assecom/PMMT.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

           

 

 

       Portal da Transparência

Turista

- Sobre a cidade

- Hino e Símbolos

Servidor Público

- Concursos e Seleção

- Contracheque Online

Bandeira Marechal.jpg
  • Facebook | Marechal Thaumaturgo
  • YouTube | Marechal Thaumaturgo

Contato (SIC)

 

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

CNPJ 84.306.463/0001-76

Rua V de Novembro, 115

Praça Odon Vale, CEP 69983-000

Marechal Thaumaturgo, Acre, Brasil

sic@marechalthaumaturgo.ac.gov.br

+55 (68) 3325 - 1092

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas