• Pref Marechal Thaumaturgo

Marechal Thaumaturgo articula, reforço e planeja novas parcerias e ações

Marechal Thaumaturgo articula, reforço e planeja novas parcerias e ações referentes ao programa busca ativar escolar.



A gestão dos professores Isaac Piyãko e Valdélio Furtado em Marechal Thaumaturgo, continua e intensifica as parcerias e ações do Programa Busca Ativa Escolar (BAE), uma das ações obrigatória do Programa Selo UNICEF, em que estamos como Munícipio Selo Unicef Aprovado (edição 2017/2020) e recentemente aderimos a edição 2021/2024.


O BAE foi aderido pelo prefeito Isaac Piyãko no seu primeiro mandato, sendo coordenador pela pasta da Secretaria Municipal de Educação – Secretário Prof. Eclínio Furtado, aonde através do mesmo o município conseguiu localizar e matricular dezenas de alunos (crianças e adolescentes) que estavam fora escola por motivos diversos, e que passaram a serem acompanhados por profissionais da pasta e das unidades escolares.



Tendo em vista a eficácia e metodologia de trabalho do referido programa, o município já fez o processo de readesão, aonde já estar trabalhando inúmeras ações visando sua continuidade para todo o ciclo da gestão e também do Programa Selo Unicef (2021/2024) como a formação/nomeação de uma nova equipe (gestor político, coordenador operacional, supervisores institucionais, Técnicos Verificadores e Agentes Comunitários), reuniões com gestores escolares, reuniões intersetoriais, som volante, spoiller e entrevistas na rádio local, formação de grupo de trabalho Intersetorial, fixação de cartazes nos espaços escolares, panfletagem e visitas in lócus.


Ações que reforçam o compromisso da gestão com educação, a qual tem feito grandes investimentos em construção e reformas de prédios escolares, transporte e merenda escolar, além da criação e aderimento de programas e mecanismos para diminuir a distorção idade serie, abandono escolar e evasão escolar.


O Programa Busca Ativa Escolar – BAE é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Foi desenvolvida pela UNICEF em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime). A intenção é apoiar governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão escolar.



0 comentário