• Pref Marechal Thaumaturgo

Inicia prevenção do Câncer de Próstata: UBS Raimundo Gomes vive as ações da campanha Novembro Azul

Teve início na última terça-feira, 19/11, a campanha Novembro Azul do município de Marechal Thaumaturgo; a qual é uma iniciativa do Executivo Municipal – gestão do prefeito Isaac Piyãko e vice Valdélio Furtado através da Secretaria de Saúde e UBS Naldir Mariano e Raimundo Gomes.



E a unidade básica de saúde - UBS Raimundo Gomes, endereçada no bairro São Francisco (Poeirinha) está com uma programação especial para atender o público masculino desta última municipalidade brasileira durante todo período pelo qual a referida campanha será realizada – com encerramento previsto para o dia 28 do corrente mês e ano.


Com todas suas dependências ornamentadas e com mensagens de conscientização voltada a temática da companha Novembro Azul, a qual tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata, a referida UBS juntamente com todos seus profissionais se dedicam as inúmeras e diversificadas atividades a serem realizadas no decorrer da iniciativa.


Hoje, quarta-feira, 20/11, foi dia de roda de conversa, tendo como tema: câncer de próstata (Dr. Henrique), câncer bucal (Dr. Tailan Magalhães) e driblando preconceito com a Psicóloga Flávia. Palestra que contaram com a participação de dezenas de homens.


Das muitas atividades a serem realizadas pela então UBS (Raimundo Gomes) e também pela UBS Naldir Mariano, estão: atividades esportivas (Torneio de Futsal entre órgão públicos), atendimentos médicos, odontológicos, nutricionista, psicológico, testes rápidos de hepatite B, hepatite C, sífilis e HIV, exames de PSA, corte de cabelo (barbeiro), rodas de conversa, palestras e depoimentos.


NOVEMBRO AZUL: A IMPORTÂNCIA DE SE CUIDAR!


Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.


O QUE É CÂNCER DE PRÓSTATA? SINTOMAS. QUANDO PROCURAR O MÉDICO?


Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor. O câncer de próstata é o segundo mais incidente entre os homens no Brasil, apenas atrás do câncer de pele não melanoma. Estima-se 68.220 mil novos casos da doença no país, em 2018. O risco estimado é de cerca de 66,12 novos casos para cada 100 mil homens.


A doença pode não apresentar (ou apresentar poucos) sintomas em sua fase inicial. Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite). Na fase mais avançada, o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários ou, nos casos mais graves, infecção generalizada ou insuficiência renal.


Quando o homem perceber sinais e sintomas sugestivos da doença, como: dificuldade de urinar; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite; e sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos (diagnóstico precoce).


Os homens sem sinais ou sintomas, mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, podem realizar com exames de toque retal e de sangue para avaliar a dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).


COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER DE PRÓSTATA?


O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer). A realização de exames é recomendada quando há presença de sinais e sintomas, conforme preconiza o Ministério da Saúde.


COMO POSSO PREVENIR?


Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos: Manter uma alimentação saudável e equilibrada; não fumar, identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol, manter um peso saudável e praticar regularmente atividades físicas.


Galeria de foto


Texto e Fotos: Cleudon França – Assecom/PMMT.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

           

 

 

       Portal da Transparência

Turista

- Sobre a cidade

- Hino e Símbolos

Servidor Público

- Concursos e Seleção

- Contracheque Online

Bandeira Marechal.jpg
  • Facebook | Marechal Thaumaturgo
  • YouTube | Marechal Thaumaturgo

Contato (SIC)

 

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

CNPJ 84.306.463/0001-76

Rua V de Novembro, 115

Praça Odon Vale, CEP 69983-000

Marechal Thaumaturgo, Acre, Brasil

sic@marechalthaumaturgo.ac.gov.br

+55 (68) 3325 - 1092

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas