• Pref Marechal Thaumaturgo

Em cerimônia simples, mas verdadeira, Prefeito Piyãko transmite cargo para vice Valdélio Furtado

Prefeito Isaac Piyãko - um gestor de todos, para todos e com todos, deixa seu legado para o povo Thaumaturguense e transmite o cargo de prefeito ao vice Valdélio Furtado, em cerimônia simples, verdadeira, rodeada de amigos, parentes, indígenas e da população.


A caminhada do indígena Isaac Piyãko até o posto máximo da gestão pública municipal de Marechal Thaumaturgo, não foi fácil, nada fácil! Enquanto alguns munícipes abraçaram a suas ideias e lhe depositaram a confiança e a esperança por dias melhores; outras, atiraram lhe pedras, jugaram e foram preconceituosas.

Mas como um bom guerreiro não foge à luta, não desistiu, explanou suas ideias, apresentou um plano de governo para Marechal Thaumaturgo e foi eleito prefeito na chapa com o vice Valdélio Furtado. Um marco histórico, para o povo thaumaturguense e ashaninka, que carregam em sua essência o espirito guerreiro, já que pela primeira vez 2 (dois) legítimos filhos de Marechal Thaumaturgo chegavam ao posto máximo da gestão púbica municipal - um indígena (Isaac Piyãko) e um ex-agricultor (Valdélio Furtado).



No início, muita desconfiança! Muitas críticas, calúnias, acusações; mas ele jamais abaixou a cabeça, pensou em desistir, seguiu firme em suas convicções e métodos de trabalho. Muitos falavam que ele não tinha jeito para política, que não era político, mas o povo estava cansado de politicagem e queria um gestor; e foi isso que ele foi - um grande gestor! Desafiou um sistema, trouxe uma nova metodologia de trabalho, e trabalhou muito - fez o que nem outro gestor fez: articulou parcerias, buscou recursos, aderiu programas e projetos, e transformou Marechal Thaumaturgo em um canteiro de obras.


O prefeito onde vai é recebido com amor, carinho e alegria pelo povo, seja na área rural, urbana ou ribeirinha.


Quando os estudiosos e conhecedores da política na região falavam que era impossível um prefeito se reeleger no município, ele novamente colocou seu nome em disputa. Todos os ex-prefeitos do município estavam no palanque oposto. Impossível? Não para ele e para outros milhares thaumaturguenses que estavam cansando de aventureiros; e em uma histórica e expressiva votação reconduziu o aguerrido ashaninka ao posto máximo da gestão municipal.


Com um segundo mandato conquistado, hora de calmar um pouco? Relaxar? Puxar o freio? Não, jamais! Pelo contrário, era o início de um novo ciclo, hora de corrigir os erros, aprimorar os acertos, levantar ancora, hastear velas e tocar o barco em frente! E esse barco navegou tão bem, que alcançou outras águas, e quer ir além das fronteiras municipais, que ir mais longe, mais além, quer não apenas em prol dos thaumaturguenses mais também em prol do povo acreano, assim, o primeiro prefeito indígena lança-se agora a um novo desafio e renuncia ao mandato de prefeito de Marechal Thaumaturgo.

Piyãko transmitiu o cargo de prefeito ao vice-prefeito Valdélio Furtado como o novo prefeito, até 31 de dezembro de 2024, em cerimônia simples, mas verdadeira, repleta de falas positivas, amor, cuidado e alegria, e com muito orgulho do que foi realizado no primeiro mandato 2017-2020 e 2021-2022, tendo a certeza que até dezembro de 2024, o agora prefeito Valdélio Furtado entregará para a populaão ainda mais resultados, projetos e ações, que juntos planejaram e compartilharam durante os últimos anos.

"Valdélio é um amigo e agora irá comandar a nossa cidade, Marechal Thaumaturgo está em boas mãos. Vou para um novo desafio, com a experiência que vivi graças ao povo thaumaturguense, sei que posso ajudar não só a nossa região do Juruá, mas todo o povo acreano, muito obrigado por tudo, estamos juntos e seguiremos caminhando de mãos dados com o povo" finalizou o agora ex-prefeito Isaac Piyãko.

Valdélio Furtado (novo prefeito do município), teceu diversos elogios ao agora ex-prefeito Isaac Piyãko e ressaltou que ao longo dos 5 anos e 3 meses, a parceria entre ambos foi enriquecedora de aprendizados, cuidados e amor ao próximo.

"Piyãko fará grande falta a todos os thaumaturguenses como prefeito, ele tem um jeito tranquilo e calmo de liderar, um homem com muita cultura, tem um modo peculiar de ver as coisas, viver e fazer, e ele cativou e foi cativado por todos nós! Foi um gestor de todos, para todos e com todos! - Das crianças, das adolescentes, dos jovens, dos adultos, dos idosos, dos moradores da zona urbana, dos moradores da zona rural e dos povos indígenas" frisou,

Galeria de Fotos



0 comentário