• natashapereirabian

Discursando em língua indígena Prefeito Piyãko entrega escola nos padrões ashaninka e se emociona

A escola Samuel Piyãko construída no ano de 1992 na gestão do ex-prefeito Itamar de Sá na comunidade amoinha. Em 1996 os líderes decidiram mudar de local hoje instalada na comunidade Apiwtxa.



A gestão de Isaac Piyãko e Valdelio furtado tem um olhar diferenciado e construíram um novo prédio para funcionamento da educação, construída dentro dos padrões indígenas, a escola Samuel Piyãko e uma homenagem ao pioneiro do povo ashaninka, saudoso Samuel Piyako Ashaninka.


Presentes na solenidade prefeito Isaac Piyãko, vice Valdelio Furtado Secretário de educação Eclinio Furtado e líderes indígenas da comunidade Apiwtxa e do povo ashaninka.



A escola marca a história do povo ashaninka onde os primeiros educadores foram os próprios moradores que cumpriram a missão de educar os parentes.


O professor Bebito Piyãko agradeceu a gestão de Isaac pela construção da escola e também pelos relevantes trabalhos realizados na aldeia.


A estudante Horiowa Ashaninka, destacou que a construção da escola oportuniza ainda mais o empenho dos alunos e agradeceu ao prefeito pela construção.



O secretário de educação destacou que a gestão vem dando continuidade a uma sequência de inalgurações de escolas construídas pela gestão e frisou também que a escola foi Construída dentro dos padrões indígenas projetada pelo próprio prefeito.


O prefeito Isaac falando na língua indígena em seu discurso se emocionou e frisou que sua gestão tem tido um olhar diferenciado para a educação e a construção da escola em homenagem ao seu avô Samuel Piyãko tem um sentimento especial, além de reafirmar seu compromisso de continuar lutando por melhores dias de uma forma em geral para a população thaumaturguense, sempre fazendo valer o slong da sua gestão de mãos dadas com o povo.



0 comentário