• Pref Marechal Thaumaturgo

Chegam ao fim as ações do Programa SELO UNICEF 2017/2020 no município de Marechal Thaumaturgo

Foi uma longa, desafiante, porém gratificante e honrosa jornada. Uma caminhada que objetivou sobretudo a garantia dos direitos e a redução de desigualdades sociais de crianças e de adolescentes de nosso querido município de Marechal Thaumaturgo; que nos últimos anos tem vividos tempos de progresso e prosperidade, através da gestão de dois filhos (um indígena e um ex-serrador) desse tão querido recanto de Acre e de Brasil.



O programa do Fundo das Nações Unidas Para Infância (UNICEF) foi aderido pela gestão do Prefeito Isaac Piyãko no ano de 2017, nos meses iniciais de sua administração – no objetivo de proporcionar e levar políticas públicas de qualidades – nas mais diversas áreas as crianças e adolescentes thaumaturguenses. Objetivo em grande parte alcançado ao logo da trajetória do referido programa até o presente momento.


Foram inúmeras ações realizadas, na zona urbana e rural do município. Ações que alcançaram milhares de crianças, adolescentes e jovens. Atividades desenvolvidas nas mais diversas áreas relacionadas aos 12 (doze) indicadores sociais trabalhados pela então inciativa, através de seus 17 (dezessete) resultados sistêmicos, e suas dezenas de ações/tarefas de validação.


Dentre as tantas atividades, projetos, campanhas, caminhadas, eventos realizados de formas Intersetorial ao longo desses mais de 03 anos de ações no município, podem serem destacadas: 4ª e 5ª Semanas do Bebê, fóruns comunitários, caminhadas contra o suicídio, contra a violência, contra as drogas, contra o trabalho infantil, Implantação do Programa Busca Ativa Escolar (Fora da Escola Não Pode), Projeto Alimentação Saudável nas Escolas de Ensino Infantil, realização de eventos esportivos como foco no desporto seguro e inclusivo (Copinha Jefité e Escolinha CF7), Cinema na Praça Municipal, Conferência dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Atividades esportivas e culturais da zona rural (Vila Triunfo e Comunidade Novo Horizonte), Intercambio Esportivo, Indígena e Cultural, campanhas de vacinação, cursos EAD para profissionais de diferentes áreas (assistência social, educação e saúde), Campanhas Contra o Racismo e Contra o Bullying, dentre muitas outras.


Ações e iniciativas que já melhoram metade (seis) dos indicadores sociais, relacionado aos dados iniciais do programa, dentre os quais estão: percentual de crianças com registro civil (de 87% para 94%), percentual de crianças beneficiadas pelo BPC que estão na escola (de 39% para 40%), percentual de gravidez na adolescência (de 2,8% para 2,1%), percentual de óbitos de mulheres investigados (de 96% para 100%), taxa de distorção idade-série (de 52% para 48%), e percentual de crianças com cobertura vacinal adequada para tríplice viral D1 (de 75% para 93%).


As tantas ações que resultaram na significativa melhoria da metade dos indicadores sociais trabalhados pelo referido Programa; foram realizadas de forma Intersetorial pela Articulação e Mobilização do Programa no Município, pelo Núcleo de Cidadania e de Adolescentes (JUVA) e sobretudo pelas as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde – aonde, embora em algum determinado momento, tenho faltado com a devida atenção com tarefas especificas; as secretarias municipais muito somaram, deram apoio e suporte, assim como estiveram na linha frente das inúmeras políticas públicas voltadas as crianças e adolescentes ao longo de toda a caminhada da então iniciativa.


O programa se finda – com exceção do Busca Ativa Escolar que foi prorrogado até 31/10/2020 devido a pandemia causada pela Covid-19; mas deixa um inestimável legado para o município de Marechal Thaumaturgo. Muito se foi feito, promovido, desenvolvido e realizado! Um notável trabalho que deixa uma grande contribuição na formação cidadã e na garantia de direitos de nossa geração presente de crianças, adolescentes e jovens – meninos e meninas que antes eram excluídas e esquecidos e que agora estão no centro de uma agenda com políticas públicas especificas e de qualidade.


Legado construído graça a visão e o envolvimento do Prefeito Isaac Piyãko com a referida iniciativa de cunho global; o qual tantas vezes, convocou reunião, articulou parcerias, cobrou resultados, deu apoio e condições para que as ações chegassem ao maior número de crianças, adolescentes e jovens possíveis. O Programa Selo UNICEF 2017/2020 deixa um inestimável legado no que se refere a consolidação dos direitos das crianças e adolescentes, além do alcançar crianças e adolescentes excluídos e vulneráveis; melhoria nas qualidades das políticas públicas já existentes; prevenção e enfrentamento as formas extremas de violência contra crianças e adolescentes e promoção a participação da comunidade, especialmente de adolescentes – como o Núcleo de Cidadania de Adolescentes – Grupo JUVA, um dos grandes protagonistas desta então edição do Selo UNICEF no Município de Marechal Thaumaturgo.



Por: Cleudon França – Articulador do Programa SELO UNICEF 2017/2020. Photos: Arquivos Assecom, Grupo JUVA, Articulação e Mobilização Programa Selo Unicef.

Menu da Transparência

Saiba como e onde o Prefeito tem investido as arrecadações.

           

 

 

       Portal da Transparência

Turista

- Sobre a cidade

- Hino e Símbolos

Servidor Público

- Concursos e Seleção

- Contracheque Online

Bandeira Marechal.jpg
  • Facebook | Marechal Thaumaturgo
  • YouTube | Marechal Thaumaturgo

Contato (SIC)

 

Prefeitura de Marechal Thaumaturgo

CNPJ 84.306.463/0001-76

Rua V de Novembro, 115

Praça Odon Vale, CEP 69983-000

Marechal Thaumaturgo, Acre, Brasil

sic@marechalthaumaturgo.ac.gov.br

+55 (68) 3325 - 1092

Segunda a sexta: 07:00 as 13:00

Desenvolvido por

DECORP - Conectando pessoas