ALEAC reconhece calamidade pública em Marechal Thaumaturgo por conta da covid-19

Estado de calamidade pública em Marechal Thaumaturgo tem validade até 31 de dezembro deste ano. Reconhecimentos foram publicados nesta segunda-feira (4) no DOE.

Mais dois municípios acreanos tiveram os decretos de calamidade pública reconhecidos pela Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) por conta da pandemia do novo Coronavírus.

Os decretos legislativos foram publicados na edição da última segunda-feira, 04/05, do Diário Oficial do Estado (DOE). Conforme a publicação, os decretos têm validade até o dia 31 de dezembro do ano em curso.

Entre as municipalidades que tiveram o decreto reconhecido estão Xapuri, na região do Alto Acre, e Marechal Thaumaturgo, na região do Vale do Juruá.

Conforme o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SESACRE), divulgado no último domingo, 03/05, Xapuri tem 09 (nove) casos confirmados de Covid-19, 23 (vinte e três) casos descartados e 1 (um) em análise. Marechal Thaumaturgo não tem nenhum caso confirmado.

No caso de Xapuri, a solicitação para o reconhecimento de calamidade foi enviada pelo prefeito da cidade, Ubiracy Vasconcelos, no último dia 15 (quinze) de abril. Já o Prefeito de Marechal Thaumaturgo, Isaac Piyãko, enviou o pedido à ALEAC no dia 23 (vinte e três) de abril.

No último dia 16 (dezesseis) de abril, o parlamento já havia reconhecido e publicado a calamidade pública de 14 (quatorze) municípios acreanos em razão da pandemia. Nos dias 1 (um) e 2 (dois) de abril, a ALEAC aprovou o decreto de calamidade pública de sete cidades, mas os efeitos dos decretos só passam a valer após publicação no DOE.

Por: Cleudon França – com informações do G1-Acre Fotos: Arquivos Assessoria de Comunicação – Assecom/PMMTH.